7 dias na Córsega 2021

 

Sete dias na Córsega

Há algum tempo que pairava na cabeça a ideia de ir á Sardenha em Itália, devido ás suas fantásticas praias selvagens e espaços naturais imperturbados... mas por vários fatores ainda não se tinha proporcionado, até que do nada nos apareceu a oportunidade de visitar a Córsega. Uma ilha Francesa que na ponta sul se encontra a escassos 20km de Santa Teresa na Sardenha. A Córsega talvez por ser considerada a "parente pobre" das ilhas do mar Tirreno nunca nos tinha despertado o interesse, mas após as primeiras pesquisas sobre esta ilha rapidamente nos despertou curiosidade e a vontade de a visitar; o que nos levou a organizar a viagem em menos de dois meses e meio, se o ferry não foi difícil de reservar a bom preço, já não se pode dizer dos alojamentos, pois apesar de ser em setembro já não havia muita escolha e o que havia era a preços elevados. Ao contrario da Sardenha, na Córsega quase não existem grandes "resorts" ou  hotéis das grandes cadeias internacionais.

Dia 1 - A partida

Então agarramos na nossa patuda, e lá saímos de Genebra por volta das 00h para percorrer os cerca de 400km que nos separavam de Savona em Itália e onde embarcamos no ferry ás 06h00. Uma vez embarcados e extenuados de uma "direta" pudemos recuperar as energias dormindo um pouco na cabine que tínhamos reservado. Depois foi tempo de conhecer o ferry, de tamanho médio, possuía wc para cães, loja de souvenirs, piscina, discoteca , salão de jogos, restaurante onde se come muito bem, assim como diversas salas de poltronas e decks com espreguiçadeiras que são uma boa opção para quem não reserve a cabine. 






 

Atracados em Bastia (cidade portuária na Córsega) pelas 14h00, logo rumamos para sul, 140km de estrada nacional, passando por dentro das aldeias ladeadas por praias e falésias. Pelo caminho vimos algumas torres Genovesas sinal da ocupação genovesa e apercebemo-nos da grande influência dos vários dialetos italianos na composição da língua corsa, e que os corsos fazem questão de a preservar dentro da sua identidade cultural, refletindo-se logo nas placas das localidades que anunciam a localidade na língua francesa e corsa.

Dia 2 - Praia da Palombaggia e Porto Vecchio

E a nossa aventura começa com a famosa praia da Palombaggia. Saímos cedo do alojamento, conduzimos por uma estrada estreita serpenteando as colinas e chegamos a esta magnífica faixa de areia com cerca de três quilómetros de extensão de águas quentes azul turquesa e que tal como todas as praias selvagens da Córsega os cães são permitidos desde que estejam sempre á trela. Terminamos o dia a jantar em Porto Vecchio, pequena vila mas cheia de vida e animação.


Praia da Palombaggia





Vila de Porto Vecchio

Dia 3 - Passeio de barco em Bonifácio, praia da Rondinara e praia de Santa Giulia

Bonifácio é uma cidade localizada no cimo de ingremes falésias de calcário branco. Nós tínhamos em mente visitar a famosa zona histórica da cidade, mas cedo tivemos de desistir da ideia devido ao elevado calor que se fazia sentir nesse dia. Contentamo-nos então, com um belo passeio de barco, navegando naquelas águas cristalinas que só davam vontade de saltar e tomar uma "banhoca".

No barco fomos em direção ás cavernas, e enseadas descobrindo pequenas praias paradisíacas onde o único acesso era feito através de barco ou jet-ski. Também não esquecendo as imponentes escarpadas que são muito famosas pelas suas formações de calcário e atraem muitos turistas durante o ano.

Depois disso, pegamos no carro e fomos passar o resto do dia a mais uma das belas praias da costa francesa; a praia da Rondinara. Esta praia de areias macias e água cristalina está localizada entre Porto Vecchio e Bonifácio (no meio de mata mediterrânica e ainda sem pegada humana), e apesar de pequena, a sua forma circular chama bastante a atenção assemelhando-se mesmo a uma concha. 

Já ao fim da tarde ainda tivemos vontade de explorar mais um bocado e então lá rumamos em direção a mais uma das mais belas praias, a praia de Santa Giulia. Águas tranquilas, areias deslumbrantes e longe da confusão.

Bonifácio






Praia da Rondinara



Praia da Santa Giulia

Dia 4 - Relaxar na praia da Palombaggia 😎

Este dia foi passado na praia da Palombaggia, a nossa praia de eleição onde aproveitámos para relaxar e fizemos uma caminhada encontrando outros belos recantos escondidos desta praia e também uns burritos que por lá andavam a pastar.


Praia da Palombaggia e seus recantos



Vídeo: Praias do Sul


Dia 5 - Partida Sul - Norte: Île Rousse e praia de Ostriconi

Hoje rumamos a noroeste, para Île Rousse, e durante o caminho confirma-mos a ideia que já pairava nas nossas mentes, de que a França castiga a Córsega (região mais pobre da França europeia) com uma politica de não investimento em infraestruturas (estradas, ferrovias etc...) devido ás aspirações independentistas. E passadas quatro horas e meia e 180km a cortar o interior da Córsega lá chegamos nós á cidade de Île Rousse.

Pequena mas alegre cidade balnear, com um centro charmoso repleto de restaurantes e cafés, sem esquecer o mercado, onde podem-se comprar produtos locais deliciosos; aqui na Île Rousse também está situada a península de La Pietra. Esta península é composta por formações rochosas de cor avermelhada, que entram pelo mar a dentro onde, no cimo, está instalado um farol. Este é um sitio lindíssimo, sendo o principal ponto turístico da cidade e onde ao fim do dia atrai imensas pessoas...todas a procura da melhor foto do pôr do sol e relaxar. Nós não fomos exceção 😛

Feito o check in no alojamento, localizado mesmo ao lado do farol, ainda deu tempo para mandarmos um mergulho na resguardada praia de Ostriconi a 15km de distância. O que não sabíamos era que, de tão resguardada que a praia é (não é acessível de carro) não a conseguíamos encontrar; nós e outras pessoas que por lá andavam á "pesca". Então depois de algum tempo lá descobrimos o caminho...descemos encosta a baixo por carreiros até a uns passadiços em madeira dentro de um pântano, e depois de cerca de vinte minutos de caminhada lá chegamos nós e lá passamos la o resto da tarde.

Península la Pietra L'Île Rousse








Video: Peninsula  Île Rousse 


Dia 6 - Deserto das Agriates e praia de Ghignu

Este dia começou cedo para nós. Rumo ao Deserto das Agriates que é uma área protegida e desabitada com cerca de 15.000 hectares que em tempos foi utilizada na produção de trigo e azeitona, também a transumância era ali praticada em tempos. Entramos numa estrada de terra, a pista de Malfacu, onde o trajeto foi percorrido em sentido horário, entrando no vale de Ostriconi. Aos poucos a pista foi-se degradando, cada vez mais estrada "trialeira" e estreita o que não é aconselhável para quem tenha um SUV, dos cerca de 12km até á praia de Ghignu 6km foram feitos com redutoras ligadas. 

Durante o caminho parámos para visitar uma pequena mas paradísica enseada, de nome Cala di Malfacu, onde mais uma vez a água é quente e cristalina.

Deserto das Agriates





Dia 7 - Praia da Saleccia

O roteiro de hoje foi ir á praia da Saleccia e tal como ontem o caminho foi feito por pista de terra, mas muito mais simples e agradável que a do dia anterior e por consequência muito mais frequentada. Esta magnifica praia é considerada uma das melhores praias do norte da Córsega, o acesso apenas é feito em barco ou 4x4. Por lá ainda podemos ver os verdadeiros donos deste sitio...são as vacas (quase selvagens) que por lá divagam tranquilamente.

Pensamos passar boa parte do dia neste lindíssimo sitio, um autentico paraíso, mas o tempo não ajudou muito, pois avistava-se uma trovoada ao longe e então lá passamos umas horitas e foi hora de começar a arrumar as coisas, porque para além do vento que se fazia sentir, já estava a começar a chover. Apesar da meteorologia não ter sido a mais favorável, a praia da Saleccia foi para nós uma das melhores praias a que já que fomos! 

Ao fim da tarde ainda aproveitamos para dar um passeio na cidade e comprar umas lembranças.

Praia da Saleccia





Vídeo: Deserto das Agriates

Dia 8 - Até breve Córsega

Depois de uma boa noite se sono e um reconfortante pequeno almoço á beira mar na esplanada do hotel arrancamos rumo a Bastia onde embarcamos no ferry que nos levou de volta para a Europa continental. 

  


































Comentários

Mensagens populares deste blogue

Islândia, terra do fogo e do gelo 2018

Cem Soldos - Poço do Inglês 2017

Croácia - Páscoa 2017

1º Roadbook TT Minjoelho

Lac Sainte Croix du Verdon - Quatro dias na Provence

De Cem Soldos a Grandola para o "Estoril Marrakech"