Croácia - Páscoa 2017



Na quinta-feira 13 de Abril arrancamos com destino a região da Istria na Croácia, pela frente 900 km para 3 dias a conhecer este belo país.



O itinerário passava pelo túnel do Monte Branco (em baixo)





De seguida Milão, Veneza, Trieste, Eslovénia e por fim o turismo rural em Kanfanar, Istria Croácia (em Baixo) que serviu de base para estes dias.


Na sexta-feira fomos visitar a cidade de Pula, cidade portuária com grande interesse histórico pois tem o terceiro maior Coliseu Romano do mundo e diz-se que foi aqui que Napoleão se inspirou,no arco que lá viu, para mandar construir o famoso arco do triunfo de Paris!





                           

                

 

De seguida fomos até ao Parque Natural da Península da Premontória e lá acabamos almoçar. 
Tem uns belos trilhos e é permitido circular com veículos todo-o-terreno.



 






De seguida rumámos até Rovinj, cidade muito turística e cheia de vida, famosa pelas suas ilhas e os muitos hotéis e e resorts que nelas existem.
A gastronomia é mediterrânea e baseada em grelhados de carne e peixe muito apetecíveis e o melhor...preços bastante acessíveis (menu com bebida incluída custava cerca de 100 kunas ou seja mais ou menos 13 euros) 


 








Sábado foi dia de ir ao Parque Natural dos lagos em Plitevice.
Saímos cedo pois tínhamos 250 km pela frente dos quais os últimos 60 km em estrada de montanha já na região da Dalmatia, região essa muito mais pobre que a Istria pois foi fustigada pela guerra...Hoje em dia ainda é possível ver os efeitos causados pela guerra com as enumeras aldeias abandonadas, casas em ruínas e outras crivadas de balas...







Já a maioria das casas habitadas não tinham sequer as paredes rebocadas, no entanto preservam muito a paisagem pois não existem "bairros da lata" à volta das casas, no entanto têm tudo arrumado e a erva cortada...até parece um contra-censo.







Por fim chegámos ao espectacular parque, que é património da Unesco, o parque é famoso devido aos seus inúmeros lagos em que a água descai de uns para os outros criando cascatas fabulosas! Este parque apresenta em toda a sua volta passadiços em madeira onde as pessoas podem passear e apreciar a bela paisagem envolvente. No parque existem ainda vários comboios turísticos que atravessam o parque e também barcos internos, tudo isto incluído no bilhete de ingresso.
 











No domingo fomos dar uma volta num barco turistico a volta de Rovinj e apreciar as ilhas que a circundam.












E a tarde foi destinada a fazer um trilho de cerca 40 km que nos levou a passar pelo Fiorde a norte de Rovinj e a terminar nas ruínas de um castelo.













E na segunda feira foi dia de voltar a casa!...mas com vontade de voltar com mais tempo :)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Islândia, terra do fogo e do gelo 2018

Cem Soldos - Poço do Inglês 2017

1º Roadbook TT Minjoelho

Lac Sainte Croix du Verdon - Quatro dias na Provence

De Cem Soldos a Grandola para o "Estoril Marrakech"