Lac Sainte Croix du Verdon - Quatro dias na Provence

Á medida que entrava-mos pela região da Provence, começou-se a ver os famosos campos de Lavanda e, apesar de a colheita já ter sido feita ainda haviam umas quantas por colher, que lá davam o ar da sua graça. Esta é uma das zonas com menor densidade populacional da França, com a escassez de aglomerados habitacionais e a mata mediterranea a estender-se pelo horizonte parecia-se muito com a Serra da Malcata na Beira Baxa.




Campos de lavanda (depois da colheita)


E finalmente chegámos ao destino...

Classificada entre as aldeias mais belas da França e situada ás portas das gargantas de Verdon, Moustiers-Sainte-Marie é uma aldeia histórica, muito turística e conhecida mundialmente pela arte da faiança. Uma linda aldeia que nos convida a desfrutar das suas  praças e ruas repletas de lojas e oficinas de ceramica, restaurantes, gelatarias e fontes de água onde nos podemos refrescar a todo o momento.



Aldeia Moustiers-Sainte-Mairie

No cimo da aldeia podemos ver uma capelinha, Notre-Dame-de-Beauvoir; apenas acessível por escadas, mais exatamente 262 degraus. Nós já não tivemos tempo para visitar a capela, mas fomos até a uma gruta com uma vista magnífica sobre os telhados da aldeia e o lago.


Subida até á capela

Subida à gruta
Vista panorâmica




Feito o check-in do bungalow e ansiosos para começar a nossa aventura, rumámos até ás águas quentes e límpidas de um dos lagos mais belos da Provence, o lago de Sainte-Croix que, neste dia, e nos dias seguintes nos proporcionou excelentes momentos de relax e diversão 😎😎. 

Lago de Sainte-Croix



Na manhã seguinte, o sol raiava e, após um belo pequeno-almoço na tranquilidade e conforto do bungalow, fomos visitar o mercado de Moustiers Sainte-Marie que ocorre todas as sexta-feira da semana. Inserido no centro histórico da aldeia, o mercado é preenchido por bancas de charcutaria, horticulas e frutos locais e da época, mel, licores e lembranças derivadas da lavanda, e claro, objetos de faiança.


         

                       
Da parte da tarde tivemos um dos pontos altos do nosso passeio, a visita ás famosas Gargantas do rio Verdon! Uma vista fantástica! Alugámos uma gaivota e aí fomos nós à descoberta do maior canyon da Europa. As magnifícas gargantas de águas turqueza prolongam-se nos quilómetros finais do rio até desaguar no lago de Sainte-Croix.
E, com tanto calor, por ali passámos o resto da tarde para depois seguir-mos para a aldeia para mais um passeio. (fotos indroduzidas acima)


Gargantas do Verdon
                    

Passeio pelas gargantas na gaivota

No sábado, mais um dia solarengo, agarrámos no carro e aproveitámos para ir conhecer um pouco das Serras do interior do Parque Natural, um passeio que rondou os 70 km. Á medida que iamos subindo a serra surpreendia-nos as paisagens com vegetação de mata mediterrânica com poucos ou nenhuns sinais da mão humana; a cerca de dois terços do percurso a vegetação começou a desparecer e a dar lugar a uma paisagem semi-árida.










E claro, para terminar a tarde em beleza, fomos...para o lago! Como é um sítio repleto de actividades nauticas; padle, gaivotas, barcos a motor, etc; não resistimos em alugar uma prancha de padle e assim dar alguns mergulhos involuntarios 😂 até a nossa patuda exprimentou, mas estava mais interessada num amiguinho que por ali apareceu!





Vídeo dos quatro dias


E pronto, o domingo lá chegou e foi tempo de partir, mas com vontade de voltar, pois soube a pouco!


 

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Islândia, terra do fogo e do gelo 2018

Cem Soldos - Poço do Inglês 2017

Croácia - Páscoa 2017

1º Roadbook TT Minjoelho

De Cem Soldos a Grandola para o "Estoril Marrakech"