Marrocos 2013/2014

 A ideia de ir a Marrocos já andava a fervilhar há uns tempos, e quando vi no "FORUMTERRANO" que o Leonel já se estava a mexer para o primeiro "Terrocos", foi então que nos juntámos a ele e ao restante grupo!











26/12/2013 

1º dia Cem Soldos - Tarifa 650 km
Saímos de Cem Soldos pelas 06h00 em direcção à Marateca para nos juntar-mos aos outros três jipes, oriundos de Lisboa e Setúbal.
Já com o grupo completo, iniciámos viagem em direcção à fronteira de Vila Verde De Ficalho onde almoçámos. Uma vez saciados rumámos até Tarifa, onde pernoitámos.


2º dia Tarifa - Tanger - Moulay Idriss 280 km
Deixámos o hotel pelas 08h00, e fomos em direcção ao porto onde  embarcamos no fantástico e rápido ferry da Frs para Tanger Med.
Chegados a Tanger e com as formalidades tratadas, seguimos por autoestrada, almoçámos e saímos para uma estrada nacional, em bom estado e rolante.
Pelas 17h00 estávamos em Moulay Idriss e aí tivemos o primeiro contacto com o Marrocos profundo... Moulay Idriss pequena vila, situa-se no cume de uma colina com uma rua principal ladeada de ruelas, ao chegar à praça principal ficamos admirados com os cerca de 40 Mercedes 123 amarelos e azuis ali estacionados; depois esclareceram-nos que se tratavam de táxis.
No hotel, pequeno edifício de três andares com os sinais do tempo a fazerem-se sentir e localizado numa ruela adjacente à praça principal, tomámos conhecimento que o estacionamento privativo anunciado no "Booking" afinal era na via publica, mas que tinham providenciado um "guarda" que ficaria a zelar pelos jipes toda a noite. 
Depois de uma vista de olhos pela vila fomos para o hotel jantar, a que se juntou a nós o proprietário e empregado do hotel e fartaram-se de tecer elogios ao vinho tinto que trazíamos de Portugal! Ah ah :D






























3º dia Moulay Idriss - Midelt  216 km
Saímos cedo do Hotel e após 7 km já estávamos nas ruínas romanas de Volubilis, muito bem conservadas, um sitio que vale a pena visitar. De seguida rumamos em direcção a Ifrane, por muitos apelidada a "Suiça de Marrocos" por se encontrar na cordilheira do Atlas e possuir das poucas estâncias de ski de Marrocos e lá acabamos por almoçar... Viagem continuando passámos na floresta dos Cedros e podemos "conviver" com os macacos selvagens que a habitam, chegámos a Midelt pelas 17h00.




















































4º dia Midelt - Merzouga 265 km
Há quem diga que Midelt é as "portas do deserto" pois a partir daqui para a frente a paisagem começa a assumir os ares desérticos...
Saímos cedo e a estrada para Merzouga é agradável e rolante com alguns "oásis" pelo caminho.
Chegámos a Merzouga pelas 17h00, o hotel "Kasbah le Touareg" onde ficámos era acolhedor e típico, pois tal como outros na região assemelha-se ás fortalezas do tempo dos sultões.











































5º  dia   Merzouga - Merzouga  100km
Dia do "parque de diversões", ou seja era dia de ir explorar o aglomerado de dunas do Erg Cheby.
Saímos cedo do hotel para ir ao encontro do Youssef no centro de Merzouga, o nosso guia, pessoa muito experiente na condução nas dunas, inclusive já deu aulas a vários pilotos do Dakar, alguns deles portugueses. Daí partimos para as dunas onde o Youssef fez um breve briefing e também foi tempo de baixar a pressão dos pneus. Aí ficámos a conhecer os colegas de aventura, um grupo de marroquinos provenientes da capital Rabat com um Toyota Hdj 100 e dois quads Raptor 700.
O primeiro contacto com as dunas foi agradável, é claro não podiam faltar os atolanses! O Youssef levou-nos a beber um chá de absinto num oásis, de seguida percorremos uma das emblemáticas pistas do Dakar até pararmos junto de uma família de "nómadas" para deixar algumas roupas. Mais uns km e chegámos ao restaurante onde almoçamos. Passado o almoço doámos mais alguma roupa que o Sérgio Matias tinha recolhido na zona de Setúbal; o que para nós pode ser um gesto insignificante, para aquelas crianças faz toda a diferença... Ao ver o sorriso no rosto delas como sinal de gratidão, só nos faz ser ainda mais altruístas!
De seguida fizemos azimute para a grande duna, mas ao chegar ao sopé da mesma o Mercedes G derrapou lateralmente na crista de uma duna e capotou, felizmente ninguém se magoou. Rapidamente o metemos de pé, no entanto um pneu descolou e o motor não queria pegar. Mas com o Sérgio Matias por perto ninguém fica a pé! Primeiro tratou-se do pneu e depois com um bypass elétrico lá pegou, eram 22h00 quando saímos das dunas...UMA VERDADEIRA AVENTURA!! :D

































































6º  dia  Véspera de ano novo, dia livre
Fizemos um pouco de manutenção ás maquinas e fomos visitar as lojas de "souvenirs". Dia muito bem passado a conhecer a região e que culminou com uma simples mas memorável passagem de ano no hotel onde o Youssef, sobrinho do proprietário do hotel, foi o animador de serviço, acompanhado de um trio de jambés, cantou o "Malhão Malhão" a "Laurentina vem á janela" etc!





























7º  dia      Merzouga - Ait Bem Aidu 400km

Saímos pelas 09h00 para uma etapa rolante, à medida que nos aproximava-mos de Orzazate as paisagens cada vez mais se pareciam lunares, por isso mesmo já lá foram rodados vários filmes, tais como a "Guerra das Estrelas".
Chegados a Ait Ben Aidu fomos conhecer a famosa aldeia de Terracota classificada património da UNESCO, onde os vendedores de "souvenirs"  nos ofereceram um delicioso chá de absinto.
















































8º dia Ait Ben Aidu - Marrakexe 185 km
Saídos de Ait bem Aidu enveredamos por uma estrada de montanha nada aconselhável para quem sofre de vertigens, mas que nos proporcionou fantásticos panoramas.
Já em Marraquexe, dirigimos-nos até à praça Jemaa el Fna; depois de uma bela jantarada, comprovámos o porquê de esta cidade ser tão famosa...a energia, o movimento, as cores e a musica fazem dela única!













9º  Dia   Marrakexe - Azilah   535km

Percurso de ligação  por autoestrada sem "historia".

10º  dia   Azilah - Cem Soldos    705km
Percurso de retorno à Europa e a casa, sendo que connosco permanecia vontade de voltar!






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Islândia, terra do fogo e do gelo 2018

Cem Soldos - Poço do Inglês 2017

Croácia - Páscoa 2017

1º Roadbook TT Minjoelho

Lac Sainte Croix du Verdon - Quatro dias na Provence

De Cem Soldos a Grandola para o "Estoril Marrakech"