Um dia na Serra da Lousã

Em Dezembro de 2018 fizemos um belo passeio pela Serra da Lousã com passagem por alguns dos muitos pontos de interesse/atracões que por lá existem e que, a par com a espetacular e diversificada fauna e flora, fazem desta região única!
Saídos de Tomar via A13 rapidamente atingimos a Serra e aí chegámos á bonita e bem conservada Aldeia de Xisto de Casal de São de Simão, admiradas as suas belas construções enveredamos pelo caminho pedestre de cerca de 600 metros que desce até ás Fragas de São Simão. O desfiladeiro por onde passa a ribeira de Alge proporciona umas fragas muito bonitas de se visitar em qualquer altura do ano e aliadas á praia fluvial  nos meses quentes do verão torna-se uma boa opção balnear.
                                              
Casal de São Simão


Fragas de São Simão


Seguindo estrada passamos pela tranquila Aldeia da Ferraria de São João, com o seu centro de BTT e inúmeros percursos; Ferraria de São João é um bom ponto de partida para explorar a serra. Aqui terminado o alcatrão, começa o estradão que nos leva até ao espetacular miradouro do Deserto de São João, daqui prosseguimos pelo estradão das eólicas, sempre acompanhados pelo verde da serra e vistas sobre o horizonte deslumbrantes; ainda no cimo da serra passamos pelo agradável parque de merendas das Mestrinhas.
                                                
Miradouro Deserto de São João



Parque eólico da Serra da Lousã  


Á entrada de  Miranda do Corvo, já pela hora do almoço, paramos num restaurante (pena que não havia "Chanfana" o prato típico da região) mas não foi por isso que saímos de lá com a barriga vazia , pelo contrario!
Saciados, seguimos para aquele que seria um dos pontos altos do passeio, o Parque Biológico da Serra da Lousã, na "Quinta da Paiva", aqui encontramos stands de artesanato local , um restaurante, um hotel, um centro hípico, uma quinta pedagógica e um parque com animais selvagens originários da península Ibérica tais como ursos, lobos, linces, águias etc...Todo este complexo pertence á fundação ADFP que apoia pessoas desfavorecidas e deficientes, e que emprega algumas destas ; e ao mesmo tempo ajuda a preservação de espécies em perigo, o sítio ideal para visitar em família.
      
Parque biológico da Serra da Lousã  "Quinta da Paiva" 
                                                






Terminada a visita a meio da tarde lá rumamos de novo a casa.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Islândia, terra do fogo e do gelo 2018

Cem Soldos - Poço do Inglês 2017

Croácia - Páscoa 2017

1º Roadbook TT Minjoelho

Lac Sainte Croix du Verdon - Quatro dias na Provence

De Cem Soldos a Grandola para o "Estoril Marrakech"